Durante a campanha do Setembro Amarelo — voltada para promover a conscientização e a prevenção do suicídio — o tema da saúde mental se torna foco das iniciativas do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra.
As questões de saúde mental que afetam o público feminino envolvem desafios específicos. Pesquisas indicam que mulheres têm maior probabilidade de desenvolver quadros de ansiedade e depressão, frequentemente associados à sobrecarga de funções, violência, desigualdade social e expectativas culturais relacionadas à aparência e ao comportamento. Esses elementos elevam consideravelmente o risco de transtornos mentais que, se não forem tratados, podem culminar em pensamentos ou atos suicidas.
Entre os temas mais relevantes da pauta está a violência de gênero. Mulheres que sofrem violência doméstica enfrentam uma probabilidade muito maior de desenvolver problemas como depressão, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade.
Central de Atendimento à Mulher
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:
– orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
– informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
– registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
– registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.
Em Itapecerica da Serra os casos de violência contra as mulheres também podem ser denunciados a Guarda Civil Municipal no 153.


More Stories
Taboão Folia terá operação especial de mobilidade no Jardim Bomtempo
Taboão Folia divulga nova programação com ainda mais atrações
Secretaria de Meio Ambiente divulga o projeto Castração no Seu Bairro.