04/11/2025

TV Pirajuçara

A sua TV Regional – Notícias, Entretenimento, Entrevistas, Negócios e muito mais!

Aos 73 Anos falece um dos fundadores do Clube da Esquina – Lô Borges.

Ao 73 Anos de pura musicalidade morre Lô Borges.

 

Ao decimo dia do mês de janeiro do ano de 1952 na cidade de belo horizonte nascia Salomão Borges Filho, mais conhecido como Lô Borges,

Cantor e compositor foi um dos fundadores do Clube da Esquina, um grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular brasileira nas décadas de 1970 e 1980.

É coautor, junto de Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, um dos álbuns mais aclamados de todos os tempos.

Entre suas composições mais famosas destacam-se “Feira Moderna”; “Manuel, o Audaz”; “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”; “Paisagem da Janela”; “Para Lennon e McCartney”; “Clube da Esquina nº 2”; “O Trem Azul”; “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, “Dois Rios”, entre outras.

É considerado um dos compositores mais influentes da música brasileira, tendo canções gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, Nenhum de Nós, Ira, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros.

Nos anos 60, se reunia com outros garotos no encontro das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, para conversar, tocar, cantar, falar dos Beatles, da MPB, do jazz. Na esquina ficava a residência do casal Borges (Maricota e Salomão) e seus 11 filhos (Lô era o sexto).

Aos 18 anos, Lô Borges já havia raspado a cabeça para servir no Exército em Belo Horizonte. Foi Milton Nascimento quem o tirou da esquina de Santa Tereza, onde tocava violão sem parar.  

A gravadora Odeon reconheceu o poderio de Lô ao ouvir as músicas que ele havia composto – “O Trem Azul”, “Tudo Que Você Podia Ser” e “Um Girassol da Cor do seu Cabelo” entre elas – e não hesitou em lhe propor uma estreia solo, no mesmo ano. 

O famoso “disco do tênis” foi seu primeiro trabalho solo, chamado desse modo por conta da foto de um par de tênis na capa. Quando terminou o disco, saiu do Rio e abandonou momentaneamente a carreira.

 Foi de ônibus para Porto Alegre, onde passou dez dias, e depois de carona em caminhão para Arembepe, na Bahia. Virou hippie, ficou uns meses rodando, até voltar para Belo Horizonte.

Nas décadas de 80 e 90 a produção do compositor diminuiu, foram quatro discos ao total. A mudança no ritmo veio quando ele se aproximou dos 50 anos, perto da transição de 1999 para 2000. Com o sucesso da canção “Dois Rios” em 2003, parceria com Samuel Rosa e Nando Reis lançada pelo grupo mineiro Skank, Lô começou a dar novamente as caras no mercado. 

Depois de um hiato de sete anos, retornou com o lançamento do álbum Um Dia e Meio.

Em 2007, Lô Borges concedeu uma entrevista ao Museu da Pessoa, intitulada Mistura Musical, em que relembra da sua infância e seu primeiro contato com a música.

Também conta como conheceu Milton Nascimento e sobre a criação do Clube da Esquina. Ainda em 2007, a revista Rolling Stone Brasil classificou o Clube da Esquina na 7ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira.

Morte

Foi internado no dia 17 de outubro de 2025 em função de uma intoxicação medicamentosa, de origem não divulgada, no hospital Unimed de Belo Horizonte. Durante o período, teve constantes pioras em seu quadro, sendo encaminhado para a UTI, passando eventualmente por uma traqueostomia para emprego de ventilação mecânica e, dias depois, por uma hemodiálise.

Lô morreu na noite do dia 2 de novembro de 2025 aos 73 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, a família tornou pública a morte do artista apenas na manhã do dia seguinte, 3, por meio das redes sociais do mesmo. A notícia de sua morte teve repercussão internacional.

 

Pesquisa internet: Paco’s Produções

Por: Paco Mariano

Open chat
Posso ajudar?