A Exposição Cidade de Embu das Artes agora ficará em cartaz até 30/9 na estação Oscar Freire (Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo), após ocorrer sua exibição na estação Paulista da mesma Linha durante o mês de agosto. Depois será a vez da estação São Paulo – Morumbi receber a mostra ( de 2 a 31/10).
São 20 painéis com fotos e textos, que contam desde a sua fundação aos dias atuais, passando pela sua internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato e seus mais de 450 expositores, principais pontos turísticos, festejos populares, gastronomia, espaços culturais e de lazer e muito mais. Os milhares de passageiros que circulam diariamente pelas linhas terão a oportunidade de sentir o clima interiorano da estância turística mais próxima da capital paulista que, neste ano, concorre em cinco categorias ao prêmio Top Destinos 2021, após vencer o concurso duas vezes (2017 e 2018).
Embu das Artes é um convite a uma imersão artística e cultural. Repleta de belezas, histórias e tradições, mantém preservada sua arquitetura colonial paulista. Casarões coloridos estão por toda extensão das ruas de paralelepípedos do centro histórico, que contam com ateliês, antiquários, lojas de móveis rústicos, artesanato e decoração e galerias de arte.
A cidade abriga o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado de São Paulo em 1938: o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. O prédio, que faz parte do complexo arquitetônico junto com a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a residência anexa dos jesuítas, foi construído na virada do século XVII para o XVIII pelos padres da Companhia de Jesus, e possui um acervo de arquitetura e imaginária barroca paulista com características únicas.
Embu das Artes também guarda obras do maior terracotista do Brasil, o Mestre Sakai. No Memorial que leva seu nome, é possível conhecer suas mais importantes peças, incluindo vasos, esculturas como a do seu famoso touro, além de painéis que retratam a Via-Sacra.
A Festa de Adoração à Santa Cruz é outro marco da cidade. Tradição herdada do convívio entre padres jesuítas e indígenas após o descobrimento do Brasil, a partir do século XVIII, reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária. A Folia de Reis também está preservada, assim como a Banda Municipal de Embu das Artes, que tem mais de 100 anos de existência e coleciona vários títulos.
Mais um atrativo de destaque que o município oferece é o Parque do Lago Francisco Rizzo. Uma extensa área verde de 217 mil metros quadrados, com lago exuberante repleto de peixes, estrutura de esporte, lazer e alimentação, fazendo dele um local convidativo para uma tarde prazerosa.
A Exposição Cidade de Embu das Artes tem a curadoria de Maurício Coutinho, apoio cultural da Associação Comercial e Industrial de Embu das Artes (Acise) e da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, e painéis produzidos pela Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação da Prefeitura de Embu das Artes, com supervisão das secretarias municipais de Turismo e Cultura.
Serviço:
Exposição Cidade de Embu das Artes
Metrô Estação Oscar Freire – 3 a 30/9
Metrô Estação São Paulo – Morumbi – 2 a 31/10
Visitação durante todo o horário de funcionamento das estações
More Stories
Câmara de Taboão da Serra aprova projeto de lei que prevê câmeras de segurança em todas as escolas
Érica Franquini oficializa filiação ao Republicanos e fortalece base política em Brasília com o prefeito Engenheiro Daniel garantindo 4 milhões para Taboão da Serra
Som que conecta e transforma!