A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na sessão da última terça-feira, dia 3, o Projeto de Lei nº 026/2025, de autoria do vereador Bressan, que autoriza a criação do canal “Disque Idoso” — um serviço telefônico exclusivo para receber denúncias de violações contra pessoas idosas no município.
A proposta aprovada visa fortalecer as políticas públicas de proteção à pessoa idosa, oferecendo uma ferramenta acessível e ágil para que a população possa denunciar situações como violência física, psicológica, patrimonial e sexual, além de abandono, negligência e isolamento social.
“É fundamental criar instrumentos que promovam a proteção preventiva do idoso. Com o Disque Idoso, damos mais visibilidade ao tema e facilitamos o acesso da população aos serviços de assistência social”, justificou Bressan.
Segundo o texto aprovado, o denunciante receberá um número de protocolo após o registro da ocorrência. A resposta da equipe do Serviço de Proteção ao Idoso do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) deve ser dada em até 10 dias úteis.
O projeto também prevê que a Prefeitura promova uma ampla campanha de divulgação do Disque Idoso, com a veiculação do número em equipamentos públicos como postos de saúde, escolas, CRAS, CREAS, quadras esportivas, igrejas, associações e entidades civis. Além disso, será criada uma aba específica no site oficial da Prefeitura com informações permanentes sobre o serviço.
A iniciativa surge em um contexto preocupante de aumento dos casos de violência e abuso contra idosos, muitos dos quais ocorrem no ambiente familiar ou por golpistas que se aproveitam da fragilidade emocional e física da vítima. A proposta do canal é justamente ampliar a rede de proteção, permitindo que os casos sejam identificados e acompanhados com mais agilidade.
No Brasil, a pessoa é considerada idosa a partir dos 65 anos. De acordo com o Censo 2022, quase 9% da população taboanense está nesta faixa etária.
O projeto de lei aprovado vai para sanção do prefeito.
More Stories
Câmara de Taboão da Serra aprova projeto de lei que prevê câmeras de segurança em todas as escolas
Érica Franquini oficializa filiação ao Republicanos e fortalece base política em Brasília com o prefeito Engenheiro Daniel garantindo 4 milhões para Taboão da Serra
Som que conecta e transforma!