22/12/2024

TV Pirajuçara

A sua TV Regional – Notícias, Entretenimento, Entrevistas, Negócios e muito mais!

Cashback ganha cada vez mais força no Brasil

People using mobile bank for remittance of money. Man and woman with smartphones sending coins to each other. Vector illustration for cashless transactions, financial app, payment transfer concept

Prática consolidada nos EUA chega forte nestas festas, especialistas apontam: é só o começo!

A palavra de origem no inglês “cashback” – dinheiro de volta – nunca foi tão usada no Brasil, principalmente agora, em tempos em que estamos nos aproximando das promoções de fim de ano.

Com a já consolidada “Black Friday” – outra palavrinha gringa, que já faz parte da nossa vida – o cashback já virou moda e veio para ficar, é o que dizem especialistas do setor financeiro.

Aqui, pode ser novidade, mas nos EUA já existe o cashback desde 1986. Lá se vão 35 anos, quando uma rede americana de lojas de departamentos resolveu oferecer o cartão de crédito e com ele o tal “dinheiro de volta”.

Passados 14 anos, já em 2000, o cashback era praticamente uma regra para os americanos. Atualmente, 80% dos usuários de cartões naquele país recebem o benefício.

Nivel Cashback – a bola da vez no Brasil

Inicialmente no Brasil, os bancos digitais passaram a oferecer esse tipo de ferramenta como tática para atrair clientes dos bancos tradicionais. O Sebrae estimou em 7 milhões de estabelecimentos que ofereciam esse recurso já em 2018.

Mesmo com a pandemia, que afetou a economia de maneira geral, o setor de e-commerce seguiu firme durante o ano passado, agora em 2021 o que se viu foi as compras online aumentando exponencialmente e deve consolidar o crescimento em 31% neste ano, é o que prevê relatório da XP Investimentos.

De olho nessa tendência, Fernando Tarin, um empresário já bem sucedido na área da tecnologia da informação, decidiu criar em março de 2020 o Nível Cashback que, em um ano já quebrou a marca de mil franqueados, e está presente em todos os estados brasileiros.

O notável crescimento é resultado de um modelo acessível e democrático, construído sob o conceito da empresa Doorness Brasil, já presente no mercado de Cashback há quatro anos.

A Doorness, por sua vez é uma empresa de tecnologia, presente há 20 anos no mercado.

 

Parceria Ganha x Ganha: Economias locais vão ganhar com o Cashback

Quem não fica satisfeito ao receber uma graninha de volta quando faz uma compra? Esse é o negócio do Nível: provocar a satisfação dos clientes que compram nas lojas cadastradas no App, fazendo com que todos ganhem, o cliente que recebe o Cashback, o estabelecimento que fideliza seus clientes e investe no “melhor marketing de todos” – quando já se tem o cliente dentro da loja.

Os estabelecimentos ficam com o compromisso de cadastrar clientes no app, e para isso, oferecem uma porcentagem do total da compra em Cashback.

 

Estratégia para crescer ainda mais rapidamente

A nova versão do aplicativo Nível Cashback também vai possibilitar que o cliente pague suas compras, mesmo que a empresa não faça parte da rede Nível, ou seja, muitos empresários vão passar a conhecer a ferramenta por meio dos próprios usuários, que poderão utilizar o Pix na hora do pagamento, uma estratégia clara no sentido de expandir a marca e a ferramenta para todos.

“Este montante fica guardado em sua carteira de Cashback”, dentro do Nível e pode ser movimentado imediatamente, caso o cliente deseje: fazer uma recarga no celular, adicionar saldo via PIX ou fazer pagamentos diversos com o próprio PIX ou saldo Nível, na função Pague e Ganhe”, esclarece Tarin, ressaltando que não se trata de pontos, mas sim de dinheiro digital.

Cada empresa define o percentual que deseja oferecer de volta aos seus clientes.

Com os recursos obtidos é possível pagar boletos, fazer uma recarga de celular, ou fazer pagamentos com o PIX, que já está no aplicativo.

Crescimento – A meta de Tarin, desde o ano passado, já foi atingida: vender cerca de 100 franquias mensalmente, totalizando mil e quinhentas unidades em 2021.

Em termos de faturamento, a franquia atingiu R$ 3 milhões no primeiro ano de operação. Para 2022, a expectativa é um crescimento cinco vezes maior, na casa dos R$ 15 milhões e a empresa segue com forte em sua ampliação da capilaridade, para atingir esse objetivo. (Saiba mais no link)

Open chat
Posso ajudar?