Evento em São Paulo reuniu GCMs de diversas cidades para troca de experiências e aprimoramento de protocolos que salvam vidas
Por Vera Sampaio
A Patrulha Guardiã Maria da Penha de Taboão da Serra participou do VI Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo.
O evento, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, tratou de “Políticas Públicas para Prevenção à Violência contra a Mulher e Boas Práticas” e visou promover diálogo, conscientização e troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica.
Na ocasião, foram tratados diversos assuntos, como violência de gênero em casa e no trabalho, atendimento às pessoas LGBTQIAP+, uso de tecnologia na prevenção e combate à violência doméstica, políticas públicas, entre outras pautas pertinentes.
Além de Guardas Civis Municipais (GCMs) de Taboão, o seminário contou com a presença de GCMs de Jundiaí, Santos, Guarujá, Praia Grande, Salvador e Belo Horizonte.
“Nossa Patrulha Guardiã é referência incontestável na região e parâmetro para outras corporações que buscam aprimorar os protocolos de atendimento. Ela não atua de forma simbólica, mas produz resultados concretos, frutos de um incansável trabalho de inteligência e dedicação para o cumprimento da lei.”, explica comandante da GCM de Taboão, Almir Silva.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP), no mês de julho a Patrulha Guardiã Maria da Penha de Taboão realizou 210 visitas domiciliares de fiscalização e acompanhamento às vítimas de violência com medida protetiva. Esse número representa uma média de 15 rondas por dia e mais de 500km percorridos de rondas preventivas. Além disso, o trabalho resultou na prisão de três homens infratores, sendo um por descumprimento da medida protetiva, um por sequestro e cárcere privado, e outro por violência doméstica.
O secretário de Segurança Pública, Luis Ledenis Peniche destaca que o enfrentamento a violência de gênero e doméstica é prioridade na gestão do prefeito Engenheiro Daniel e da vice-prefeita Erica Franquini.
“A Patrulha Guardiã Maria da Penha é resultado de uma política pública séria, ancorada em planejamento, estatégia e dedicação. Graças ao apoio da atual gestão, conseguimos estruturar ações que salvam vidas, fortalecem a rede de proteção e servem de referência para outros municípios. Esse compromisso da Prefeitura garante que Taboão da Serra continue avançando no combate à violência contra a mulher”, afirma.
Serviço:
GCM – 153
More Stories
Conselho da Mulher promove a valorização da saúde mental feminina no Setembro Amarelo
Câmara de Taboão da Serra aprova projeto de lei que prevê câmeras de segurança em todas as escolas
Érica Franquini oficializa filiação ao Republicanos e fortalece base política em Brasília com o prefeito Engenheiro Daniel garantindo 4 milhões para Taboão da Serra