Evento histórico reforça compromisso da cidade com a democracia, a inclusão e a proteção social
Por Rebeca Motta
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizou neste sábado (30) a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e especialistas em torno do tema: Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas.
O encontro histórico teve como objetivo debater estratégias e formular propostas para o fortalecimento da democracia, a ampliação da participação popular e a construção de políticas públicas inclusivas. As deliberações servirão de base para as conferências estadual e nacional, contribuindo para a consolidação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos integrado e representativo.
Um dos momentos mais marcantes do encontro ocorreu durante a participação da promotora de Justiça Dra. Maria Júlia Kaial Cury, responsável pela Vara da Infância e Juventude, que sugeriu ao prefeito Engenheiro Daniel a criação de uma secretaria destinada à infância. Surpreendido pelo pedido, o prefeito anunciou de imediato a proposta para a Câmara Municipal para instituir a nova pasta.
O prefeito Engenheiro Daniel destacou ainda o caráter histórico da atividade para a cidade. “Essa conferência representa um compromisso com o presente e o futuro da nossa cidade. Direitos humanos não são um tema distante, eles estão no dia a dia das pessoas: no acesso à educ
ação, à saúde, à cultura. Estamos mostrando que Taboão da Serra caminha para ser referência também no que se refere a participação popular e inclusão social”, afirmou.
Para a vice-prefeita, Erica Franquini a mobilização coletiva revela a urgência em criar propostas que atendam as necessidades de vários segmentos.
“Os direitos humanos só se tornam efetivos quando a sociedade se reconhece como parte desse processo. Ver tantas vozes unidas em torno da democracia e da justiça social é inspirador. Esse encontro abre espaço para que a população participe ativamente das decisões e ajude a construir políticas que realmente atendam às suas necessidades”, declarou.
A realização da 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos marca um avanço importante para Taboão da Serra, colocando a cidade no centro das discussões sobre democracia, inclusão e justiça social.
“Temos buscado um trabalho transversal, que dialogue com as diferentes realidades da cidade e nossa conferência é uma oportunidade de consolidar essa agenda e reafirmar que nosso compromisso é com a cidadania plena, a diversidade e o respeito para todas as pessoas”, destacou o secretário da pasta, Professor Moreira.
More Stories
Prefeitura prorroga Programa de Anistia de Multas e Juros até dia 1º/12
Rua Antônio de oliveira Salazar, tem nova função.
Inscrições para o CONISUD — Revela Sudoeste ficam abertas até 8 de setembro