Professores e alunos ocuparam as ruas de Taboão da Serra e lembraram que brincar o carnaval também é um direito das crianças.
Por Rebeca Motta
Na primeira semana de Carnaval, a Escola de Tempo Integral (ETI) Ana Mafalda, localizada em Taboão da Serra, realizou um animado baile de carnaval para estudantes do Jardim ao 4 ano do ensino fundamental. O evento contou com a participação de pais, mães, responsáveis, professores e da comunidade do entorno, tornando-se uma verdadeira festa de integração.
Os integrantes dos bloquinhos definidos por classe e faixa etária desfilaram impecavelmente pelas ruas do Parque São Joaquim, bairro onde a escola está inserida, enquanto as famílias, emocionadas, registravam tudo pelo celular. Em meio a máscaras coloridas, fantasias de personagens infantis e gargalhadas de crianças, a escola relembrou que brincar na rua é importante.
Claudia Fernandes, diretora da ETI Ana Mafalda, conta que a comunidade escolar se organizou entre as aulas regulares e os ensaios de música e confecções de máscaras e fantasias, ações estas que aconteceram desde o início do ano letivo e receberam contribuições de todo o corpo docente.
Além da confecção das alegorias, outro destaque do CarnaMafalda é a marchinha autoral de composição do professor Heder Cardoso, responsável pelo projeto Fábrica de Música, que conta com aulas de canto e de instrumentos musicais. Veja abaixo a letra do Samba Enredo:
A ETI Ana Mafalda inaugurou
O ensino de escola integral.
E todos os projetos com amor.
Vão cantar juntos o nosso carnaval
Com amor e verdade e pura emoção.
Estudante que é orgulho de Taboão,
Dedicação e esforço, afeto no olhar,
Nossa escola, vamos juntos celebrar!
Suado de alegria, o coração bate forte,
Verdadeiro o nosso canto, não há outra sorte.
Na escola, sempre alegres, sorriso no olhar
Ana Mafalda, nossa escola vai cantar
A coordenadora pedagógica, Alexandra Maria Silva, destacou a importância do evento como parte de uma série de atividades que envolvem os alunos de forma criativa e educativa. “A nossa escola é a primeira em regime de tempo integral em Taboão da Serra. Nós trabalhamos com 18 projetos integradores e interdisciplinares. Cada um desses projetos tem metas específicas a serem cumpridas, sempre visando promover a integração social das crianças. “Os maiores respeitam os menores e todos respeitam o trabalho do outro. Isso se reflete em nossas ações do dia a dia”, explicou.
Por esse motivo, Alexandra destaca que o carnaval é mais do que apenas uma festa. “É um resgate da ancestralidade e de acesso ao conhecimento da própria cultura: popular e afro-brasileira. Também entendemos que a criança tem o direito de se divertir, e isso também pode acontecer na escola”, reforça.
Sobre os desafios enfrentados pela escola, que está inserida em uma região periférica da cidade, Alexandra destaca que o foco dos profissionais precisa estar na solução e não nos problemas. “Alguns dos nossos alunos chegam com algumas questões trazidas de casa, como violências, baixa autoestima, falta de reconhecimento e a gente enfrenta sim algumas questões como estas no ambiente escolar. Porém, aqui estamos trabalhando para que cada um dos nossos alunos se sinta valorizado e amparado dentro das suas potências e limitações e, assim, possa construir um futuro melhor para si“, finalizou.
O evento de carnaval, portanto, não foi apenas uma festa, mas um reflexo dos valores que a Escola de Tempo Integral Ana Mafalda busca transmitir: integração, respeito e construção de um futuro mais promissor para seus alunos e para a comunidade.


More Stories
Taboão da Serra inaugura quatro novas escolas para zerar fila por vagas em crechesTaboão da Serra inaugura quatro novas escolas para zerar fila por vagas em creches
Taboão da Serra é reconhecida com o Selo CAIXA de Gestão Sustentável