Dr. Nakano e secretários puderam expor aos veículos de comunicação um pouco da situação que encontraram a Prefeitura em janeiro e as principais ações já realizadas; também responderam questionamentos dos jornalistas e detalharam projetos futuros.
“Era pra ter sido feita uma reunião com a imprensa nos primeiros cem dias de governo, mas quando assumimos encontramos uma situação complicada, então atrasamos um pouco, pois hoje temos resultados mais sólidos do nosso trabalho”, explicou o prefeito na abertura da coletiva.
O chefe do Poder Executivo agradeceu a presença de todos, falou das dificuldades enfrentadas na área da Saúde, problemas no repasse de recursos devido a falhas nos cadastros junto ao Governo Federal e destacou ações de assistência à população mais vulnerável neste momento de pandemia, como a entrega de alimentos e cestas básicas.
Em seguida, Dr. Nakano passou a palavra para representantes da equipe apresentarem projetos da Gestão 2021-2024. Pela Cultura, o secretário Romeu Nicolatti e a diretora Luciana Castro ressaltaram o Cadastramento dos Artistas da cidade efetuado este ano, a capacitação dos Arte Educadores pelo SESI e a reforma dos equipamentos públicos culturais com mão-de-obra própria.
Já o secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Manoel Bomfim, contou que era caótica a situação financeira da Prefeitura em janeiro. De acordo com Dr. Manoel, uma auditoria interna está sendo realizada para esclarecer os motivos.
Uma cidade sem zeladoria, muito mato e ruas esburacadas foi o cenário encontrado na troca de governo, segundo o secretário municipal de Obras e Serviços, Fernando Andrade. O chefe da pasta declarou que também teve que lidar com contratos e obras paralisadas e Frente de Trabalho extinta, problemas que estão sendo solucionados. “Estamos empenhados em fazer uma Itapecerica da Serra melhor, dar uma resposta aos munícipes que apostaram no Dr. Nakano. Não foi à toa que a cidade quis mudança, e nós estamos mostrando isso”, garantiu Fernando.
Para fazer um balanço da área mais exigida no momento, a coordenadora técnica da Autarquia de Saúde, Wanessa Gerona, mostrou dados sobre o combate à pandemia da Covid-19, vacinação no município e número de casos e óbitos. A profissional apontou ainda as dificuldades enfrentadas com o referenciamento (fechamento do Pronto-Socorro para atendimento direto à população) do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, que sobrecarregou o Pronto-Socorro Central no momento mais delicado de combate ao Coronavírus. “Os profissionais da Saúde estão esgotados”, salientou.
A secretária de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Christina Tiemi Nakano, contou um pouco das ações executadas neste ano, “sempre pensando no munícipe como beneficiário”. Tiemi citou as atividades remotas desenvolvidas com idosos durante o período de isolamento social, a importância da atualização do Cadastro Único diretamente nos bairros e foi muito elogiada pela imprensa presente.
Para finalizar o balanço, Renato Rainha, secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, apresentou realizações relevantes nas áreas da Educação (Entrega do Cartão Alimentação e Drive-Thru dos Materiais Didáticos) e Segurança. Rainha ainda destacou o entrosamento da equipe do Dr. Nakano e a obsessão em fazer o melhor pela cidade. “A gente faz uma gestão para as pessoas. Sabemos da nossa responsabilidade, a nossa batalha só começou”, concluiu.
Em coletiva de imprensa, prefeito apresenta projetos e faz balanço da gestão

O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, e parte da equipe de comando da Administração Municipal concederam uma entrevista coletiva para a imprensa local ontem, dia 11 de agosto, no Auditório do Complexo Administrativo.
More Stories
Reunião entre o Conisud e Arteris discutem os principais problemas da Regis Bittencourt (BR 116)
GCM e Polícia Militar unem forças contra a criminalidade em Itapecerica da Serra
Itapecerica da serra “Entardecer Seguro”