O dia 24 de fevereiro é uma data histórica para as mulheres brasileiras, pois marca o aniversário da conquista do direito ao voto feminino no Brasil. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto 21.076, que instituiu o Código Eleitoral e permitiu que as mulheres brasileiras pudessem votar e ser votadas.
Essa conquista foi resultado de décadas de luta do movimento feminista, que teve como líderes figuras como Bertha Lutz e Maria Lacerda de Moura. A primeira eleitora brasileira foi a professora Celina Guimarães Viana, de Mossoró (RN), que se alistou em 1927.
A partir da promulgação do Código Eleitoral, as mulheres brasileiras começaram a exercer seu direito ao voto. Em 1933, houve a primeira eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino.
Hoje em dia, as mulheres representam mais da metade do eleitorado brasileiro, com 52,66% dos votos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que as mulheres tenham uma representação mais igualitária na política brasileira.
More Stories
Câmara de Taboão da Serra aprova projeto de lei que prevê câmeras de segurança em todas as escolas
Érica Franquini oficializa filiação ao Republicanos e fortalece base política em Brasília com o prefeito Engenheiro Daniel garantindo 4 milhões para Taboão da Serra
Som que conecta e transforma!