O dia 24 de fevereiro é uma data histórica para as mulheres brasileiras, pois marca o aniversário da conquista do direito ao voto feminino no Brasil. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto 21.076, que instituiu o Código Eleitoral e permitiu que as mulheres brasileiras pudessem votar e ser votadas.
Essa conquista foi resultado de décadas de luta do movimento feminista, que teve como líderes figuras como Bertha Lutz e Maria Lacerda de Moura. A primeira eleitora brasileira foi a professora Celina Guimarães Viana, de Mossoró (RN), que se alistou em 1927.
A partir da promulgação do Código Eleitoral, as mulheres brasileiras começaram a exercer seu direito ao voto. Em 1933, houve a primeira eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino.
Hoje em dia, as mulheres representam mais da metade do eleitorado brasileiro, com 52,66% dos votos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que as mulheres tenham uma representação mais igualitária na política brasileira.
More Stories
Votação referente à municipalização da antiga BR-116 encerra na proxima segunda-feira, 14
Primor/Os Feras é campeão do 13º Campeonato de Futebol Seniores 50 Anos
Samba do Bom em Taboão da Serra.